terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


O que é o som?

Na disciplina da Física denominada Acústica, estudamos que o som é produzido sempre por um fenômeno físico e que este fenômeno precisa de matéria para se propagar. O som não se propaga no vácuo. No ar - que é um complexo de vários gases, não nos esqueçamos disso - o som se propaga a uma velocidade de 340 metros por segundo. Em outros meios, como a água ou algum sólido como metais, madeira ou outro material sintético, essa velocidade de propagação é diferente; geralmente mais rápida. Peguemos como exemplo  o som produzido pelas nossas pregas vocais;

O ar, pressionado pelos músculos do nosso corpo é pressioado por entre as pregas vocais e conforme o controle que exercermos sobre estes músculos e sobre a espessura, tensão e resiliência dessas pregas, obtemos variedade de diferentes timbres, de diferentes “matizes“ sonoras; a interação física entre o ar sob infinitas matizes de intensidade de ataque muscular e as infinitas formatações possíveis de nossas duas membranas e suas cartilagens é que produzem a nossa voz, nossos diferentes timbres, nossa entonação, nosso volume de som.


              Mas como é que esse som produzido pela interação mecânica sai do meu aparelho fonador e chega até os ouvidos do meu aluno? Que mágica é essa que leva, que carrega essa interação mecânica de um lugar até outro no espaço?  Escrevemos aqui em cima que o ar é um composto de vários gases, e mesmo que não os vejamos, evidentemente eles estão aqui entre nós e dentro de nós, entrando, transformando-se e saindo; nós não vemos mas estamos totalmente imersos em gás. Pois é, a unidade básica da constituição de um gás é a molécula, então imagine uma molécula de gás dentro da sua laringe, que é onde ficam as suas pregas vocais. Imagine essa molécula aí dentro paradinha, encostada nas suas membranas. Daí a membrana vibra e durante essa vibração ela encosta na molécula e a contamina com essa vibração! A molécula agora não está mais parada, porque pegou, assim que nem se pega gripe, ela pegou a vibração da membrana, e como ela agora está vibrando também, esse movimento vibratório passa também para a molécula do lado, que por sua vez passa para outra que passa para outra e outra, até que essa vibração alcance o ouvido da outra pessoa. O ouvido é um órgão que se especializou em perceber, em sentir e decodificar essas vibrações moleculares, mas isso é outra história. No vácuo não tem gás, e é por isso que o som não se propaga. Se existe algo no vácuo ou se o vácuo é um lugar de não existência eu não sei, mas sem ar, caro leitor, sem som!


Nenhum comentário:

Postar um comentário